Através da leitura do artigo "O jogo como recurso de aprendizagem" de Luciana Alves e Maysa Alahmar Bianchin, foi possível entender que a palavra "jogo" é essencialmente o significado de diversão, brincadeira e que pode e deve ser tido como um recurso
capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e
enriquecido, contribuindo e possibilitando a aprendizagem de várias habilidades.
Segundo as autoras, através da utilização de jogos, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem podem
aproveitar-se do jogo como recurso facilitador na compreensão dos
diferentes conteúdos pedagógicos. Sendo assim, vale ressaltar que o jogo é uma ótima possibilidade e oportunidade de desenvolvimento e como tal, deve ser explorada e bem aplicada, dentro ou fora da sala de aula.
O artigo encontra-se no seguinte endereço:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862010000200013&script=sci_arttext
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862010000200013&script=sci_arttext
Acredito que uso de jogos na educação só tem a contribuir com práticas educativas inovadoras, diversos tipo de jogos educativos, de madeira, papel ou os eletrônicos, queremos uma mudança nas práticas pedagógicas, queremos uma escola que dialogue com contemporaneidade, mas temos medo de nos usar de recursos que enriquecem e abrilhantam o "fazer professor", assim fica muito complicado. A escola dos anos 80 não dá mais conta, é preciso ousar, arriscar-se e assim como Paulo Freire sermos esperançosos. Se queremos uma escola do presente a até do futuro não podemos trabalhar só com recursos do passado. Muito boa a idéia de vocês de trabalharem este tema.
ResponderExcluirObrigada Dani! Acho que toda reflexão que vise melhorar a qualidade de ensino é válida.
ExcluirAdorei o Blog! Muito interessante!
ResponderExcluirParabéns!
Obrigada Marcele!
ExcluirMuito bom o blog de vocês!!!
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