quinta-feira, 29 de maio de 2014

E aí, vamos jogar?


Chegou a hora de conhecer algumas sugestões de games pedagógicos grátis e muito divertidos!
Que tal experimentar e começar a aprender brincando?
Entre as inúmeras opções disponíveis na Internet, selecionamos algumas sugestões muito interessantes em sites gratuitos, que podem ser utilizadas na escola para trabalhar os mais variados conteúdos e disciplinas.
As interfaces são simples de serem utilizadas e trazem propostas capazes de serem trabalhadas com alunos de todas as idades!
Temos certeza de que vocês e os alunos irão curtir!

Seguem os links:
http://www.escolagames.com.br/jogos

http://www.smartkids.com.br/

http://www.gameseducativos.com/

http://fmu.br/game/home.asp

http://www.jogosdematematica.org/#

Boa diversão-aprendizagem!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Conecta 2013 - Games na Educação

Para quem não conhece o Conecta é um evento realizado pelo Sistema Firjan que busca tratar, debater e realizar oficinas sobre questões atuais que envolvam tecnologia e educação. Abaixo você verá um vídeo sobre os destaques a respeito do uso de games na educação que foram debatidos e levantados no Conecta do ano passado.




Tecnologia na Educação: Games na Educação


Você verá no vídeo Samara Werner, da  empresa Tamboro, que é especializada na criação de jogos educacionais inovadores, falar sobre a importância do uso da games na educação.

A apresentação aconteceu na terceira edição da Série de Diálogos - O Futuro se Aprende, com o tema Tecnologias na Educação, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro reuniu representantes de fundações, institutos, empresas, organizações sociais, governo, universidades e mídia.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Jogo Como Recurso de Aprendizagem

Através da leitura do artigo "O jogo como recurso de aprendizagem" de Luciana Alves e Maysa Alahmar Bianchin, foi possível entender que a palavra "jogo" é essencialmente o significado de diversão, brincadeira e que pode e deve ser tido como um recurso capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e enriquecido, contribuindo e possibilitando a aprendizagem de várias habilidades. 

Segundo as autoras, através da utilização de jogos, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem podem aproveitar-se do jogo como recurso facilitador na compreensão dos diferentes conteúdos pedagógicos. Sendo assim, vale ressaltar que o jogo é uma ótima possibilidade e oportunidade de desenvolvimento e como tal, deve ser explorada e bem aplicada, dentro ou fora da sala de aula.



Games na Educação = Gameficação (?)



O uso de games na educação veio suprir a necessidade que os alunos têm de informação rápida e dinamismo também na hora de aprender. A tendência é ditada por um novo conceito, que alia a experiência dos jogos eletrônicos à pedagogia; estamos falando da gameficação.
(...)
Quando a gameficação e a tecnologia são usadas com base em conceitos pedagógicos todo mundo ganha: o professor ganha com uma aula mais atrativa e dinâmica; o aluno ganha e, consequentemente, a própria instituição ganha – principalmente reconhecimento.

Maiores informações acerca deste tema, você poderá encontrar no link a seguir: 

Gamificação da Pedagogia

Segundo Rodrigo, a gamificação “atende as necessidades de uma educação moderna, voltada às suas tecnologias”. O uso de games é uma das várias formas da educomunicação para atrair a atenção dos estudantes e desenvolver habilidades e conhecimentos em diálogo com as diversas disciplinas.
(...) 

O professor desenvolve jogos educativos com os alunos, permitindo que eles planejem e construam os games. No ano passado, as oitos séries da escola em que leciona foram mobilizadas para participar do projeto.


Veja também a entrevista com o professor Rodrigo:




Introdução ao Tema

O grande avanço da tecnologia e a velocidade com que ela invade a realidade de grande parte dos alunos faz da sua utilização uma necessidade dentro da escola. O uso de games nas aulas pode trazer ricas contribuições para o processo educativo, sendo  uma grande alternativa para  alunos e professores,  além de ser uma ótima forma de atrair a atenção dos estudantes e  permitir o  desenvolvimento de novas habilidades  e  conhecimentos. Afinal, todos nós sabemos que é brincando que se aprende! Vamos nessa?


Apresentação

A idéia de criação desse blog surgiu durante as aulas de Informática e Educação que estamos tendo em nosso curso de Pedagogia, 2014.1. Pensamos em um tema que ainda é pouco discutido e levantado, principalmente, no meio acadêmico. 

Então, por que não falar sobre o uso de jogos e games nas salas de aula? O que motiva os professores a inserir tais meios de comunicação no processo de ensino aprendizagem? O que leva outros professores a recear por essa introdução no meio escolar? Essas são algumas questões, entre outras, que pretendemos levantar, refletir e discutir aqui. Então, fique a vontade e participe para que possamos trocar o que sabemos e aprender ainda mais juntos!

Contamos com a sua colaboração!